...
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
07/05/2013

Livro sobre a agricultura jauense é lançado hoje

PUBLICIDADE

O jornalista José Renato de Almeida Prado e a historiadora Léa de Ungaro Almeida Prado lançam hoje, às 20h, o livro Terra Roxa – Vida e Ciência na Estação Experimental de Jaú. O evento ocorre na Espaço União Livraria & Café e integra a programação do festival Terças de Outono.

O livro será vendido por R$ 55. Parte da renda será destinada à conservação do patrimônio histórico da Unidade de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) de Jaú. A obra traz 202 páginas e cem fotografias de fatos históricos relacionados à área de agricultura no Município.

Patrocinado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o livro foi desenvolvido a convite da zootecnista Gabriela Aferri. O objetivo é marcar os 75 anos da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Jaú, conhecida por Estação Experimental, que integra o Polo Regional Centro-Oeste da Apta.

Para a elaboração do trabalho, os autores realizaram consulta a arquivos, relatórios, correspondências, textos jornalísticos, bem como contatos e entrevistas com dezenas de fontes. Léa conta que fazer a pesquisa foi muito gratificante, pois trouxe muitas descobertas.

“O José Renato e eu escrevemos sobre agricultura, então gostamos de fazer isso. Conseguimos alcançar o objetivo e, desta forma, mostrar a história rural de Jaú”, afirma Léa. O livro aborda ainda a crise do café em 1929, a luta contra o tracoma, as seleções de cafés, o pioneirismo de Jaú na inseminação artificial bovina e as pesquisas com cana-de-açúcar. (FF)

 COMENTÁRIOS