...
PUBLICIDADE
Flaviana de Freitas 29/08/2014

Número de habitantes em Jaú chega a 141.703

  

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem a estimativa populacional deste ano dos municípios. Em Jaú, o número de habitantes passou de 140.077 pessoas em 2013 para 141.703 em 2014. O crescimento foi de 1,16% no prazo de um ano.

Em todos os municípios da região houve aumento populacional no último ano. Segundo o Setor de Comunicação Social do IBGE, as estimativas de população residente para os municípios brasileiros usam como data referência 1º de julho de 2014.

O levantamento foi elaborado a partir da projeção para cada Estado, incorporando os resultados dos parâmetros demográficos com base nos resultados do Censo Demográfico 2001. O IBGE também levou em conta as informações recentes, passadas pelos cartórios, dos registros de nascimentos e óbitos.

O técnico do posto do IBGE em Jaú Marcos Antonio Martines Fernandes explica que as projeções intercensos são calculadas em cima dos dados fornecidos pelos cartórios. Ele comenta que esses levantamentos são apenas estimativas, visto que a próxima contagem real da população será apenas em 2016.

“O governo trabalha com projeções, que são diretamente ligadas a interesses de políticas públicas. Normalmente, as estimativas populacionais são importantes para definir o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado conforme a faixa habitacional de cada cidade”, ressalta Fernandes.

Em relação a Jaú, onde o aumento da estimativa populacional foi de 1,16%, a média ficou dentro do crescimento vegetativo normal. “O aumento da população do Município está dentro da média, cujo crescimento é de 1% a 2% em cada ano. Chego a dizer que está um pouco baixo, mas dentro da normalidade, o aumento do número de habitantes em Jaú”, afirma o técnico do IBGE.

Repasses

De acordo com o secretário de Economia e Finanças de Jaú, Luís Vicente Federici, a estimativa populacional influencia apenas nos repasses recebidos pelo Município. Federici explica que, se a cidade mudar de faixa populacional em determinado ano, o valor repassado pelo FPM também pode mudar. O Município está no índice 3,6, que vai de 129.049 a 142.632 habitantes.

Atualmente, Jaú recebe, em valor bruto, repasse de R$ 42.361.000,00 do FPM e de R$ 64.802.910,00 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Críticos da metodologia usada pelo IBGE dizem que o problema da estimativa é que nem sempre o índice reflete a realidade. Em alguns casos, quando o censo é realizado, percebe-se que a estimativa populacional feita anteriormente não estava correta.

Galeria de imagens:(Clique para ampliar)

 COMENTÁRIOS