...
PUBLICIDADE
Natalia Gatto Pracucho 12/07/2015

Jauense Kleber Mazziero lança três livros

  
Kleber Mazziero estudou o jingle publicitário e a desmusicalização da mídia Arquivo pessoal

O cineasta, escritor, ator, maestro e doutor em comunicação social Kleber Mazziero lançou recentemente, em São Paulo, três livros: “O Jingle Publicitário e seu Declínio de Importância na Primeira Década do Século 21”, “A Desmusicalização da Mídia em Tempos de Hipermidiatização da Música” e “One Night Only: Letra, Música e Cultura Popular”, que podem ser adquiridos pela internet.

As duas primeiras obras foram editadas pela Novas Edições Acadêmicas (NEA), editora alemã que possui sucursal em Portugal. “O Jingle Publicitário” e a “A Desmusicalização da Mídia” são as teses de mestrado (2011) e doutorado (2014) em comunicação social de Mazziero, respectivamente, ambas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Na primeira, foi feita uma pesquisa ampla de medição de tempo de mais de mil jingles. “Depois dessa análise qualitativa, descobrimos que o jingle publicitário estava em vias de morrer, pois ele tinha perdido 76% de espaço”, diz Mazziero. De 30 segundos que antes tinha no comercial, o jingle passou a ter cerca de 8 segundos de espaço.

Com base em tema semelhante, o jauense se debruçou em sua tese de doutorado, que indica a desmusicalização da mídia brasileira como um todo. “Houve uma perda de espaço, na grade de programação das emissoras, para a música brasileira. É possível que a perda de espaço do jingle nos comerciais e da música na mídia estejam relacionadas”, conta Mazziero.

“O Jingle Publicitário” possui 504 páginas e “A Desmusicalização da Mídia”, 529. Ambos estão à venda no site www.amazon.com.br por cerca de 75 euros. Os livros são científicos, com dados, impressões e análises e, portanto, voltados a quem possui interesse no mercado musical ou de comunicação.

Compositores

Ao contrário das demais obras, “One Night Only: Letra, Música e Cultura Popular”, com 365 páginas, é historiográfico e voltado para o grande público. Mazziero e sua esposa, Fabiana Parra, demoraram cerca de dois anos para finalizá-lo. A obra sai pela Kaza Véia Editora.

“É um livro sobre música popular mundial. Escolhemos dez grandes temas para trabalhar, entre eles a obra musical da Disney, a obra do cinema cantado, sete compositores e a maior intérprete brasileira: Elis Regina”, conta Mazziero.

Cada um dos dez temas está retratado em um capítulo do livro. Os compositores são Dorival Caymmi, Noel Rosa, Kleber Mazziero, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Roberto Carlos. O livro está à venda por R$ 200 pelo site www.klebermazziero.com.br ou pode ser solicitado pelo e-mail kleber@klebermazziero.com.br.

Mazziero pretende, em breve, lançar suas obras em Jaú. “Fiquei seis anos sem lançar livro e Jaú já se esqueceu de que sou escritor. Estou mais perto de ser convidado para a Academia Brasileira de Letras do que para a Academia Jahuense de Letras”, lamenta Mazziero, que possui 12 livros publicados.

 COMENTÁRIOS