...
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ricardo Recchia 24/07/2015

Exposição de fotos conta história do XV

PUBLICIDADE
O comerciante André Galvão recebe imagens históricas do futebol de Jaú: passado e futuro em foco Carolina Chamaricone

Foi aberta ontem à noite ao público em geral a exposição fotográfica História do Futebol – Jahu, que segue até o dia 16 de agosto nas dependências da Pizzaria Fornalha. Entre as fotos inéditas expostas e um vídeo que será exibido no local – e depois disponibilizado no YouTube – são mais de 500 imagens que registram grandes momentos do Esporte Clube XV de Novembro, além de outras equipes amadoras que desfilaram pelos gramados do Município.

Conforme o proprietário do estabelecimento, André Galvão de França, a ideia dessa exposição futebolística surgiu após conversas entre frequentadores do local – muitos deles torcedores e simpatizantes do Galo da Comarca, mas também jornalistas, ex-jogadores do XV e dirigentes esportivos.

Todo o material exposto faz parte do acervo do radialista Ademir Leonel, e teve a colaboração na “garimpagem” de Edson Luiz Frabetti para a montagem da mostra. São fotos históricas que vão desde 1925 – quando o XV tinha apenas um ano de fundação – até o último título, conquistado em 2005. Naquela ocasião, o Galinho bateu o Santos em plena Vila Belmiro e trouxe para casa o Campeonato Paulista Sub-20.

Magia

Pelé, Edu (tem uma foto dele com 10 anos de idade), Afonsinho, Guanxuma, Servílio, Marolla, Walter (hoje goleiro do Corinthians), a inauguração do Estádio Zezinho Magalhães, partidas no já extinto Estádio Arthur Simões, além de outros nomes históricos que jogaram em Jaú estão nas paredes da pizzaria. “A exposição nasceu da ideia de contar um momento mágico que Jaú viveu, de ter um time protagonista no futebol”, afirma André Galvão. “Mas eu sou um otimista. Acho que o XV é a principal marca da cidade, basta organizá-lo como o futebol moderno se organiza, que o XV será viável e ressurgirá com muita força.”

A exposição está instalada na Rua Marechal Bittencourt, 241, no Centro, no horário de funcionamento da pizzaria. Mais informações pelo telefone: (14) 3624-8181 (após as 18h). 

 COMENTÁRIOS