...
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ricardo Recchia 06/09/2015

Galo, mascote do XV, ganha novo traço

PUBLICIDADE
Nova mascote já estampa o material promocional do XV de Jaú Fotos: Carolina Chamaricone e Divulgação

Quando garoto, João Canola Junior acompanhava seu pai nos jogos do Esporte Clube XV de Novembro e ficava admirando aquele desenho de um galinho parrudo, nas vibrantes cores verde e amarelo, ornamentando os muros do campo de futebol. Ele não poderia imaginar que, anos mais tarde, seria o responsável por emprestar seu traço ao sempre imponente Galo, a mascote do clube de Jaú.

“Teve muito de nostalgia mesmo. Fiquei lisonjeado com esse trabalho, por desenhar um personagem icônico do futebol brasileiro”, afirma o hoje quadrinista profissional de 29 anos, que assina a ilustração feita para agradar a torcedores de todas as idades (veja os desenhos na capa desta edição, e em destaque nesta página). O novo Galo tem um semblante determinado – para muitos até enfezado – que passa uma ideia de competitividade, mas sem deixar de lado o bom-mocismo dos super-heróis que os jovens admiram.

A concepção da nova mascote é o resultado da parceria entre a Imagine Quadrinhos, a escola de desenho de Canola Junior, e a Agência Savoia e Only Advertising, empresas responsáveis pelo departamento de marketing do XV de Jaú. “Um de nossos projetos era exatamente resgatar a mascote do XV, e o João (Canola Junior) apresentou ideias para trabalharmos juntos. Nós ficamos muito satisfeitos com o resultado final”, aponta Lucas Fiorelli Victor, 29 anos, da Only Savoia.

O quadrinista explica que pesquisou os desenhos das mascotes antigas do XV para conceber algo atualizado, não deixando de lado toda a tradição do glorioso Galo. As cores, por sua vez, são baseadas no verde e no amarelo do escudo do clube jauense. “Minha intenção era fazer um Galo forte, brigador, para que ninguém queira dividir uma bola com ele (risos). Mas, por outro lado, o personagem não é agressivo e agrada às crianças”, explica Canola Junior.

O quadrinista fez o esboço do desenho da mascote inicialmente em papel sulfite, para depois finalizá-lo digitalmente em programas específicos de computador. O artista jauense, especializado em histórias em quadrinhos, conta que suas principais referências na área são os brasileiros Luke Ross e Peter Vale, que já desenharam títulos como “Espetacular Homem-Aranha”, “Capitão América” e “Superman”, e Bobby Souza, professor do Instituto dos Quadrinhos.

Interação

A nova ilustração da mascote do XV irá estampar o material promocional do clube jauense, que nesta temporada está longe dos gramados para colocar a “casa em ordem”. A torcida quinzeana, entretanto, vive a expectativa de que o clube volte a disputar competições em 2016. “O grande diferencial do XV é o amor que ele desperta em Jaú e região. E a mascote é de extrema importância para interagir com a torcida do XV”, conta Lucas Fiorelli Victor.

Quem sabe no ano que vem a mascote ilustrada por João Canola Junior desfile também de “carne e osso” pelo gramado do Estádio Zezinho Magalhães, animando o público antes das partidas.

Galeria de imagens:(Clique para ampliar)

 COMENTÁRIOS