...
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
15/04/2018

História, cultura e beleza da Colômbia encantam turistas

  
A capital Bogotá alia história e modernidade Fotos: Digulgação

A Colômbia aparece entre os melhores destinos para viajar em 2018, segundo reportagem do jornal americano “The New York Times”. E é acessível aos brasileiros. Com o recente acordo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo, em 2016, uma guerra civil de décadas chegou ao fim e o país está mais aberto aos visitantes - nos últimos dez anos, a Colômbia registrou uma alta de 250% no turismo estrangeiro.
Um roteiro simples, que passa pelas principais cidades do país já revela ao turista a Colômbia histórica, cultural e paradisíaca: sua costa é banhada por nenhum outro senão o belíssimo Mar do Caribe. “Achei maravilhoso, visual incrível, praias lindas. Os colombianos são muito simpáticos e solícitos”, conta a produtora Júlia Mendonça, 34 anos, que esteve no país a passeio neste ano.
Segundo dados do aeroporto RIOgaleão, nos últimos oito anos, a demanda por voos partindo do Rio para a Colômbia cresceu 681%. No ano passado, quase 480 mil brasileiros embarcaram para lá ou desembarcaram do país no Brasil, segundo a Iata (International Air Transport Association). “Há diversos fatores que fizeram o turismo na Colômbia aumentar. Com a crise, os turistas que costumavam viajar para a Europa e aos EUA migraram para os países da América Latina, e a Colômbia está entre as opções mais atrativas. A companhia aérea Avianca, por exemplo, aumentou a oferta de voos, e o preço ficou mais competitivo”, afirma Philipe Karat, coordenador de desenvolvimento de linhas aéreas do RIOgaleão Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Foi esse o caso de Júlia. “No ano passado, eu fiz Europa, mas neste ano não dava. O euro subiu demais. Foi quando pensei na hora em San Andrés e Cartagena. Dois lugares que eu queria muito conhecer”, conta a produtora.
Entre as cidades mais procuradas estão justamente as visitadas por ela, além da capital cultural, Bogotá. Há ainda roteiros de ecoturismo e fazendas de café. “A insegurança é um tema que a Colômbia já tratou, assim como o Brasil. Houve um trabalho para deixar os turistas mais tranquilos”, avalia Karat.

Histórica

Cidade simpática margeada pelo Mar das Caraíbas, a histórica Cartagena ainda conserva o charme dos séculos passados. “A dica é não fazer nada com pressa e se preparar para passar a tarde tomando uma sangria e observando o movimento em um dos restaurantes da Plaza San Domingo”, conta o cabeleireiro Rodrigo Lima, 39 anos, que esteve na Colômbia pela primeira vez em 2014. “Uma das principais atrações é a cidade amuralhada e o centro histórico, com casinhas antigas e coloridas. A maioria das construções tem varandas floridas, as ruas são de pedra e o clima é de cidade pequena, que ganha um ar poético com o pôr do sol e o mar”, completa. Ele recomenda, ainda, uma visita ao Castelo San Felipe de Barajas (construído em 1657) e ao famoso mercado de artesanato Las Bóvedas. (FOLHAPRESS)

Galeria de imagens:(Clique para ampliar)

 COMENTÁRIOS