...
PUBLICIDADE
06/12/2018

Eleitor ausente tem até hoje para justificar

  

Os cidadãos que não votaram no primeiro turno das eleições deste ano, em 7 de outubro, têm até hoje para justificar a ausência. A justificativa deve ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (https://justifica.tse.jus.br/) ou diretamente no cartório.
Para fazer a justificativa, o eleitor deve informar os dados pessoais e declarar o motivo da ausência às urnas, além de anexar documentação comprobatória digitalizada. O eleitor receberá um número de protocolo e poderá consultar o andamento no e-mail cadastrado.
Quem optar por justificar no cartório deve levar a documentação pessoal e a comprovação do motivo de ausência. A repartição da 63ª Zona Eleitoral fica na Rua Cônego Anselmo Valvekens, 169. O horário de atendimento é das 12h às 18h.
No primeiro turno em Jaú, 21,5 mil eleitores deixaram de votar, o correspondente a 21,3% do eleitorado. Quem justificou no dia em outras seções eleitorais não precisou apresentar comprovação e não precisa se explicar novamente. Os ausentes no segundo turno têm até o dia 27 de dezembro para apresentar as razões.
Eleitores que não votam e não justificam podem ter restrições no título eleitoral, o que dificulta a participação em concursos públicos, a emissão de passaportes, entre outras sanções. Depois do prazo, também é necessário pagar multa de R$ 3,51 por turno. (JGD)

 COMENTÁRIOS