...
PUBLICIDADE
09/01/2019

Imóveis alugados nas férias devem ser limpos

Portas e janelas precisam ser abertas para eliminar cheiro de mofo e de “casa fechada”

  
Banheiro é o cômodo mais propício para a transmissão de doenças Fotos: rawpixel.com/Pexel e Monica Silvestre/Pexel

O mês de janeiro é marcado pelas férias escolares, momento em que muitos pais aproveitam para escapar da correria do dia a dia. Quem tem imóvel próprio ou opta por alugar uma casa durante esse período deve estar atento à limpeza do lugar. 
“Um ambiente que fica muito tempo fechado e sem ventilação se torna criadouro de sujeira e de radicais livres que são prejudiciais à saúde. Por isso, é fundamental realizar uma boa limpeza antes de se instalar no local”, afirma o mestre em infectologia pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor de limpeza da Condor, Artur Timerman.
Ao chegar no local, a primeira coisa a fazer é abrir todas as janelas e portas para que o ambiente fique arejado. A ventilação eliminará todo o cheiro de mofo e de “casa fechada” comum em ambientes há muito tempo sem circulação de ar. Verifique também as roupas de cama, mesa e banho que precisam ser lavadas e trocadas. Os colchões, inclusive, devem ser colocados no sol se necessário. “A exposição ao sol ajuda na eliminação de ácaros e bactérias alojados na espuma”, alerta o infectologista. 
O banheiro é o cômodo mais propício para a transmissão de doenças, de acordo com um estudo realizado pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS) em parceria com a Universidade de Barcelona. “Comece a limpeza pelo vaso sanitário, siga pela pia e azulejos e finalize no chão”, indica o consultor. 
Na cozinha, Timerman recomenda lavar os utensílios como panelas, pratos, talheres, copos e qualquer outro utilizado para as refeições, com itens específicos para a função. Móveis como estantes e guarda-roupas, que acumulam poeira nas superfícies, devem ser espanados para tirar qualquer resquício de sujeira. 
Seguindo essas dicas, a casa de praia ou de campo se transformará em um ambiente agradável para os dias de descanso. Ao sair do local, vale ter a mesma atitude. Deixe o local limpo. (Da redação)

Galeria de imagens:(Clique para ampliar)

 COMENTÁRIOS